quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ITAPETINGA/BA,CIDADÃ NO RESPEITO ÀS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS (PVHA)



No Dia Mundial de combate à Aids e ao preconceito, ativistas do grupo humanus comemoram um avanço que vem do Sudoeste, mais precisamente de itapetinga. Por lá o prefeito Jose Carlos Moura (PT) encaminhou e a Câmara aprovou uma lei que garante ao portador do HIV o passe-livre no transporte coletivo urbano.

A assessora juridica do Humanus, a advogada Jurema Cintra, comemorou a decisão. " O avanço é grande. Para se ter uma ideia, a maior dificuldade que o portador do HIV enfrenta para o acesso aos medicamentos em Itabuna, por exemplo é a falta de R$ 2,00 para a passagem até o local de destribuição. Deixa de ser um problema de oferta, passa a ser um problema do flagelo social que essas pessoas tambem enfrentam".

É para comemorar, mesmo.Basta lembrar que em Itabuna essa luta se arrasta por 10 anos. Por aqui o lobby das empresas de ônibus sempre barrou o beneficio. Dizem que seria inviavel, que iria onerar a passagem para os que pagam e etc. etc.

Há os que dizem que em uma cidade que tem apenas 26 casos notificados é fácil aprovar esta lei. Mas a contra argumentação é lógica: em Itapetinga, o numero de passageiros pagantes é tambem muito menor do que em Itabuna. Nem por isso a lei deixou de ser aprovada.

"O que importa é que, mesmo que a cidade cresça todos os portadores já estarão amparados. É lei." Taí um belo exemplo, que bem poderia ser copiado pelas duas maiores cidades da região, que acostumaram-se a ser destaques apenas em índices negativos, vamos acordar os legislativos e executivos desta terra.


Nenhum comentário: